segunda-feira, 31 de maio de 2021

Entidades Unificadas convocam agentes de saúde para assembleia terça-feira (1º)




Em campanha salarial, os agentes de saúde da capital baiana vão realizar mais uma assembleia. A convocação está sendo feita pelas Entidades Unificadas. Os trabalhadores devem se reunir no Campo Grande às 11h, em Salvador. Na pauta, informações sobre o auxílio fardamento, a progressão de carreira (5,5%), o curso técnico e outras demandas.


"Vamos participar, mostrar força e decidir os próximos passos da categoria", afirmou Ana Lice - agente comunitária de saúde (ACE) e diretora da Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador (Aaces).

Nota de Falecimento


É com muito pesar que comunicamos o falecimento de D. Zulmira Diogo da Silva, mãe da agente de saúde Lucinalva Diogo da Silva. O sepultamento vai acontecer amanhã (1º), às 9h, no Cemitério Bosque da Paz. Nossas condolências aos familiares e amigos. Que Deus conforte a todos.

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Após pressão dos agentes de saúde, prefeitura libera margem de 5%





Pauta de reivindicação das Entidades Unificadas na mesa de negociação, finalmente a Prefeitura de  Salvador decide liberar a margem, a mais, de 5% no empréstimo consignado, às vésperas da assembleia dos agentes de saúde soteropolitanos, marcada para o dia 1º, às 11h, no Campo Grande.




Salvador: Servidores municipais não terão ponto facultativo na sexta-feira



Com o feriado de Corpus Christi, Salvador passará por algumas restrições. Todas as praias da cidade fecham a partir de quinta-feira (3), fica suspensa  a venda de bebidas alcoólicas e o toque de recolher será antecipado para as 20h. As medidas serão válidas até domingo (6). Além disso, os servidores municipais  trabalharão normalmente na sexta-feira (4). O anúncio foi feito nesta manhã pelo prefeito Bruno Reis.

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Salvador: Sai aux. fardamento dos agentes de saúde; sindicalistas questionam valor

 



Após pressão das Entidades Unificadas que representam os agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) da capital baiana, finalmente o auxílio fardamento entra na conta dos servidores. " Não deixa de ser uma conquista, mas o valor poderia ter sido maior", reclama uma agente que não quis se identificar.

Os representantes da categoria também questionam o valor. Primeiro, devido à diferença de valores, já que os ACSs receberão R$435,17; os ACEs, R$361,61. Segundo, porque os valores não cobrem todos os itens dos agentes de saúde.

Os trabalhadores estão em plena campanha salarial. Reivindicam melhores condições de trabalho, implantação do Piso Nacional e progressão de carreira de 5,5%, que deveria ser aplicada ano passado, após avaliação dos servidores pela prefeitura.

Na próxima terça-feira (1), às 11h, no Campo Grande, os ACEs e ACSs devem se reunir em assembleia para discutir  avanço de nível, além de informações sobre o auxílio fardamento e o curso técnico.


quinta-feira, 20 de maio de 2021

Entidades Unificadas reúnem-se com secretário, mas não há avanço salarial; modelo de farda será apresentado em assembleia




Na tarde desta quinta-feira (20), os representantes dos agentes de saúde da capital baiana reuniram-se com o secretário de Saúde, Léo Prates. Porém, não houve avanço sobre reajuste salarial, muito menos a respeito do Piso Nacional da categoria. Segundo vídeo divulgado nas redes sociais pelos sindicalistas, apenas a promessa do valor do auxílio fardamento cair na conta dos servidores no final do mês e a análise técnica sobre a adesão do município ao Programa Saúde com Agente.

Em assembleia a ser realizada no próximo dia 1o., o modelo de farda deve ser apresentado aos trabalhadores.

O resultado da reunião de hoje é o espelho do descaso e embromação com os quais  a prefeitura de Salvador - nas gestões de ACM Neto ( Bruno Reis é continuação) - sempre tratou os agentes de saúde, mas também os demais servidores. Chega a ser revoltante.

As Entidades Unificadas fazem o papel delas: pressionam, cobram, mas quem tem o poder da caneta resiste. Cabe à categoria, unida a seus representantes, decidir os próximos passos a serem tomados.



Salvador: Após pressão das Entidades Unificadas, secretário deve se reunir com sindicalistas hoje





Na última terça-feira (18), as Entidades Unificadas convocaram os agentes de saúde de Salvador para um ato de protesto em frente à Câmara de Vereadores, na Praça Municipal. Os servidores reivindicam reajuste salarial, Piso Nacional, auxilio fardamento e melhores condições de trabalho.

Por conta da pressão sindical, a prefeitura acordou reunião entre o secretário de Gestão, Thiago Dantas, e os representantes da categoria para esta quinta-feira (20). "Esperamos que a gestão, de fato, apresente algo de concreto e não fique enrolando os agentes", desabafou um trabalhador que não quis se identificar.







terça-feira, 18 de maio de 2021

Salvador: Agentes de saúde fazem Protesto em frente à Câmara de Vereadores por reajuste salarial


 No final da manhã desta terça-feira (18), os agentes de saúde de Salvador realizaram ato de protesto em frente à Câmara de Vereadores, na Praça Municipal, em Salvador. Os servidores reivindicam reajuste salarial, já que há 6 anos estão sem aumento. Além disso, os agentes exigem da Prefeitura de Salvador a implantação do Piso Nacional. A gestão, no entanto, insiste em  não  cumprir a lei, apesar de receber recursos federais para efetivar o pagamento. "A implantação do auxílio fardamento é outra demanda que aguardamos desde 2019, mas até agora não recebemos", afirmou Ana Lice, agente e diretora da Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador (Aaces).

O secretário de Saúde, Léo Prates, esteve na reunião e conversou com os trabalhadores. As Entidades Unificadas devem se reunir com a gestão "na próxima quinta-feira, dia 20", informou Lázaro - diretor de comunicação do Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Bahia (Sindacs - BA).

domingo, 16 de maio de 2021

Unidos e participativos, agentes de saúde de Salvador garantiram principais conquistas da categoria






O áudio e as fotos publicados nas redes sociais por Enádio Careca - presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador - sobre a conquista da mudança de regime de celetista para estatutário pelos agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) da capital baiana me lembram a importância da união e participação da categoria para que suas demandas possam ser atingidas.

O sindicalista é feliz quando afirma que "o que nos une é maior do que o que nos separa". De fato, nossa história é prova cabal de que tudo que conquistamos é fruto da participação ativa e unida de todos  trabalhadores junto à liderança ou de intervenção estratégica de sindicalista. Quantos mais unidos, mais temidos pela gestão seremos. A mudança de regime, a antecipação das gratificações, a insalubridade, o auxílio periferia exemplificam a luta e a união dos ACEs e ACSs; o horário ininterrupto, a estratégia inteligente da liderança de Enádio Careca e Cléber Bispo.

O discurso de dividir para enfraquecer é próprio do patrão, que geralmente está comprometido mais com seus interesses do que com os dos trabalhadores. Quem se vale das insatisfações ou divergências ideológicas para provocar a divisão numa classe ou está a serviço do patrão, ou é alienado, ou busca interesses particulares. A verdadeira liderança agrega, luta e motiva seus liderados; juntos, vão à luta superando as diferenças menores, já que o mais importante é o interesse coletivo.

Os maiores imbróglios, hoje, dos servidores é a implantação do Piso Nacional pela prefeitura de Salvador, que, apesar de receber os recursos federais para fazer o pagamento, resiste, numa atitude contumaz de desvalorização dos agentes de saúde. E o reajuste salarial, que há anos não vê um centavo a mais, muito pelo contrário, diminuiu com o aumento do desconto da previdência municipal de 11% para 14%. Portanto, estamos diante de uma gestão intransigente e que não valoriza seus colaboradores, senão no discurso falacioso.

Apesar disso, as entidades que representam a categoria passaram a entender que "o que nos une é maior do que o que nos separa", como sempre insistiu o já mencionado Enádio Careca. Elas estão fazendo bem o seu papel, pressionando a gestão, convocando os agentes para assembleia, inovando as estratégias para que consigamos romper as barreiras levantadas pela prefeitura de Salvador.

Aos ACEs e ACSs não resta outra coisa, senão a luta, a união e a participação junto com suas lideranças, superando os obstáculos internos, de modo que as metas coletivas possam ser conquistadas. Não há outro caminho possível diante da atual gestão.

sábado, 15 de maio de 2021

Parabéns ao ACE Arivaldo Moreira!



É com muita alegria que parabenizamos o agente de combate às endemias (ACE) e diretor da Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador (Aaces) Arivaldo Moreira. Desejamos ao companheiro saúde, tranquilidade e muitas bênçãos sobre sua vida e a de seus familiares. Feliz aniversário, Arivaldo!

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Por reajuste salarial e melhores condições de trabalho, agentes de saúde fazem mobilização na TV Record



Os agentes de saúde de Salvador estão em plena campanha salarial. Amanhã, dia 11, às 11h,  fazem mobilização na entrada da sede da TV Record em Salvador.

Os servidores lutam por reajuste salarial, já que há 6 anos não tiveram aumento. Além disso, também lutam por melhores condições de trabalho, auxílio fardamento e implantação do Piso Nacional.

A convocação foi feita pelas Entidades Unificadas: Sindacs/BA, Aaces, Adamacen e Aasa/BA.

Nota de Falecimento


É com muita tristeza que comunicamos o falecimento da agente comunitária de saúde (ACS) Maria José. A colega estava aposentada e já foi lotada na Unidade de Saúde Beira Mangue, no Subúrbio, Salvador (BA). Nossas condolências aos familiares e amigos. Que Deus conforte a todos.

domingo, 9 de maio de 2021

O Ilê Axé Magebemin promove a Campanha Doe Amor em forma de Ajeum (alimento)





O terreiro Ilê Axé Magebemin está promovendo a Campanha Doe Amor em forma de Ajeum (alimento). O objetivo é arrecadar e distribuir cestas básicas e kits de higiene para famílias carentes do entorno do terreiro, que fica na 5a. Travessa Luiz Eduardo Magalhães, km 17, Itapuã, em Salvador.

Os doadores podem entrar em contato com o agente de saúde Alisson Moraes, omorixá do terreiro, pelo Whatsapp (71) 9917-6853 ou entregar a doação diretamente no Ilê Axè Magebemin.

Todos dias no Dia das Mães: Uma linha fora da curva




O segundo domingo de maio como celebração do Dia das Mães tem uma razão histórica nascida nos Estados Unidos e, posteriormente, no Brasil, no governo Getúlio Vargas. É uma homenagem justa, mas que está muito comercializada, sobretudo quando se enfatiza o "dar presente".

Todos os dias é o dia das mães, vividos no respeito, no afeto, na ternura e firmeza. Não sou muito afeito ao fato de que o amor à mãe seja demasiado romântico ou recheado de sentimentalismo que chega a encobrir o sofrimento a quem tanto se diz amar. Todo Dia das Mães é colocado à prova nos 365 dias do ano.

Celebram bem, portanto, o Dia das Mães as pessoas que as valorizam todos os dias ou, então, quem se dá conta das suas "falhas" e se compromete a trilhar caminho diferente a partir deste Dia Das Mães.

O melhor presente que um filho pode dar a sua mãe é viver a própria vida de maneira responsável, adulta e seguindo bons princípios. Construir a própria felicidade é a maior satisfação que o filho pode dar a sua genitora - é tudo o que ela deseja.

Para muitos filhos, no entanto, celebrar o Dia das Mães é momento de autocriticar-se do que celebrar, é momento de mudança do caminho tortuoso, que tanto sofrimento inflige àquela que o trouxe ao mundo. Por mais que as mães tudo perdoe dos filhos, elas não conseguem livrar-se das consequências danosas que as irresponsabilidades deles causam a sua vida.

Ainda sim, celebrar faz parte da existência humana, não seria o Dia das Mães uma data a ser desconsiderada.

Às minhas irmãs, primas, colegas, amigas e mãe a promessa de celebrar o Dia das Mães nos 365 dias , ou o restante deles. Feliz Dia das Mães!



sábado, 8 de maio de 2021

Parabéns ao ACE Elias Santana!



Parabenizamos o agente comunitário de saúde (ACS) Elias Santana, da Unidade de Saúde da Família Sussuarana Raimundo Agripino, em Salvador (BA), pela celebração de mais um ano de vida. Desejamos ao colega saúde, sucesso e muitas bênçãos divina sobre ele e familiares. Feliz aniversário, Elias!

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Rezemos! Relatoria da ação do Piso Nacional cai nas mãos do Ministro Alexandre de Moraes





Era tudo que os agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) do Brasil  temiam:  que a relatoria da ação do Piso Nacional caísse nas mãos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal  Federal (STF). Isso porque ele acatou um recurso do Prefeito ACM Neto contra a sentença do Tribunal de Justiça da Bahia que dava ganho de causa aos ACEs e ACSs da capital baiana, exigindo o pagamento imediato do Piso Nacional.

Depois que a maioria dos ministros do  STF  reconheceram a repercussão geral da ação, isto é, o julgamento da ação pelo plenário valerá para todo Brasil. Se for positivo, não haverá mais nenhum questionamento sobre o pagamento, mas, se negativo, todos os agentes de saúde perderão  direito ao Piso Nacional.

Pelo seu histórico de negação, a categoria teme que Alexandre de Moraes  apresente relatório contrário ao direito dos trabalhadores. Por isso, para quem tem fé, é bom ir rezando e se mobilizando no sentido de fazer pressão sobre a Corte para que os servidores saiam vitoriosos.




quinta-feira, 6 de maio de 2021

Parabéns à ACS Ana Lice!


Parabenizamos a agente comunitária de saúde (ACS) e diretora da Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador (Aaces) ,Ana Lice, pela celebração de mais um ano de vida. Desejamos à colega saúde, paz, amor dos entes queridos e muitas bênçãos divinas sobre ela e seus familiares. Feliz aniversário, Ana!

terça-feira, 4 de maio de 2021

Campanha Salarial 2021: Entidades Unificadas fazem live e definem estratégias de enfrentamento

 





As Entidades Unificadas representativas dos agentes de saúde soteropolitanos realizaram live no início da noite desta terça-feira (4). O evento significou o pontapé inicial para agregar a categoria na luta por melhorias nas condições de trabalho, Piso Nacional, reajuste salarial e auxílio fardamento.

As Entidades , por causa da pandemia, propuseram três estratégias, como forma de pressionar a prefeitura para as reivindicações da categoria e chamar a atenção da sociedade às dificuldades salariais e de trabalho dos trabalhadores. Primeiro será feita uma "perseguição" aos gestores nas redes sociais com textos padrões reivindicando Piso Nacional, auxílio fardamento e reajuste salarial; os textos padrões serão disponibilizados ainda nesta semana. Em seguida, haverá uma carreata em visita aos drives thrus, onde os profissionais de saúde serão homenageados  e uma carta aberta será distribuída. Encerrando as estratégias, na terça-feira (11), a partir das 10h, haverá uma concentração à porta da TV Record.

Além disso, dúvidas sobre o Pasep e Rais foram tiradas, e os sindicalistas sugeriram aos associados que se dirigissem à sede da associação ou sindicato a que estejam filiados para maiores esclarecimentos.

Durante a transmissão da live houve invasão, o que fez com que fosse derrubada, mas logo em seguida retomada com outro link. Comentando o transtorno, o presidente da Associação do Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador (Aaces), Enádio Careca, afirmou que "só se joga pedra em árvore que produz frutos". A impressão foi a de que alguém estava incomodado com a live e queria tumultuar.

domingo, 2 de maio de 2021

Parabéns ao ACE Dilton Bispo!

É com muita alegria que parabenizamos o agente de combate às endemias (ACE) Dilton Bispo, do Distrito Cabula/Beiru (B), do Novo Horizonte, em Salvador (BA). Desejamos ao colega saúde, paz, amor dos entes queridos e muitas bênçãos divinas sobre sua vida. Feliz aniversário, Dilton!

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...