quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Intolerância religiosa e verdade



 Conta-nos o autor do Evangelho de São Marcos: "João disse a Jesus: 'Mestre, vimos alguém expulsando demônios em teu nome e lhe proibimos, porque não nos segue. Jesus porém disse: Não lhe proíbam. Pois não há ninguém que faça um milagre em meu nome e logo em seguida possa falar mal de mim. De fato, quem não está contra nós, está a nosso favor" (Mc 9,38-40).

O trecho acima demonstra o quão é tentador fazer da fé um monopólio fechado e exclusivo. Enxergar-se como o único detentor da verdade, aponto de agir contra qualquer um que não faça parte do nosso grupo, gueto ou comunidade de fé.  Essa rejeição às diferentes formas de expressar o Sagrado está nos porões de toda ação violenta, de desprezo e perseguição, que alimenta a intolerância religiosa.

Reconhecer a humanidade como diversa e plural é o primeiro passo para que as manifestações religiosas possam ser respeitadas e acolhidas. Cada expressão do Sagrado, das mais variadas culturas e grupos étnicos, são interpretações legítimas da divindade. Por isso, ninguém pode se sentir mais superior ou mais agraciado tendo como princípio a fé que professa.

No Brasil - sobretudo no Brasil -, há  comunidades de fé que  citam: " Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai, a não ser por mim" (Jo 14,6) como instrumento de segregação, discriminação e respaldo para palavras e ações violentas contra outras comunidades de fé. Um tremendo escândalo, portanto, contra o que Jesus ensinou. Abraçar o projeto do Mestre é abraçar o projeto de valorização da vida, é apoiar tudo que dignifique a pessoa humana, e não ser dono da verdade.

Uma melhor tradução para o trecho acima é: "Eu sou o verdadeiro caminho que leva à vida". De fato, o Galileu afirma: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância" (Jo 10,10). A verdade trazida por Jesus é vida, muita vida. Todos comprometidos com a vida estão a favor dele e estão com ele. O princípio norteador da religião é religar todos a Deus, fonte de vida e sustentáculo de tudo que existe, logo é promover a vida de todo ser existente.

Está contra a vida, portanto, contra a pregação de Jesus quem dissemina o que não desenvolve nem promove a existência humana. A intolerância religiosa tem sido causa das mais variadas expressão de violência. Apedrejamento, invasão de terreiros, agressões física e verbal a adeptos de comunidades de fé de matriz africana são exemplos dos quais os candomblecistas são vítimas constantemente. Dessa forma, a intolerância religiosa deve ser combatida por meio da educação consciente e libertadora, que compreenda  o ser humano e o mundo na sua diversidade e pluralidade.

Qual é a religião verdadeira então? O intolerante religioso responde: "A minha, somente a minha! “A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus, do Infinito. É aquela que te faz melhor", respondeu o líder budista Dalai Lama. "É a que socorre os órfãos e viúvas em seu sofrimento e não se deixa corromper pelo mundo ( Tg 1,27)", afirma São Tiago. Acreditamos que a religião verdadeira é aquela que promove a vida em todas as dimensões, combatendo a injustiça social, a miséria, o racismo, a misoginia,  a homofobia e toda espécie de preconceitos em clara sintonia com os ensinamentos éticos e morais de Jesus, o Filho de Maria.


3 comentários:

  1. Quanto às agressões físicas e ou verbais que as religiões de matrizes africanas vem sofrendo, realmente é de uma irracionalidade sem precedentes. Quanto ao fato desses atos serem sempre atribuídos ao povo cristão evangélico, discordo, pois os que conhecem a palavra e os mandamentos do Senhor, e que verdadeiramente vivem a fé professada em Cristo Jesus, não julgam nem condenam. Sou evangélica e meu marido vem de família cadomblecista, é ogã e a minha sogra ekede. Em respeito á eles pela fé professada, eu apenas oro á Deus para que eles possam viver o que o Senhor reservou para eles.
    A palavra de Deus nos ensina que:
    1. Todos temos livre arbítrio;
    2. Não julgues para que não sejais julgado;
    3. Atire a primeira pedra quem não for pecador.
    4. Amai ao teu próximo como a ti mesmo.
    5. Não é por força e nem por violência, e sim pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus.
    A fé sem obras é morta!
    A salvação é individual. Todos nós prestaremos contas das nossas obras aqui na terra, e nesse dia, a cor da pele, a religião, a opção sexual, nada será mais importante do que vc ter feito a vontade de Deus e ter cumprido com os seus mandamentos.
    Eu amo meu esposo! Ele é cadomblecista.
    Eu amo minha prima! Ela é lésbica.
    Eu amo meu pai! Ele é T.J.
    Eu amo minha amiga! Ela é trans.
    E podem ter certeza de que não é hipocrisia da minha parte, eu os amo verdadeiramente no amor que Cristo nos ensinou, quando morreu crucificado por amor á nós, e carregou consigo todos os nossos pecados.
    💞2021 Ano da Glória de Deus!💞

    ResponderExcluir
  2. De cada 10 invasões em terreiros, todas são praticadas por evangélicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se vc entendeu o meu comentário, mas vou trocar em miúdos.
      " Quem verdadeiramente serve á Deus e verdadeiramente é cristão evangélico, não pratica esse tipo de violência".
      Qualquer um pode abrir a boca e dizer que pertence a essa ou aquela religião, e em nome dessa religião cometer atrocidades. O que eu acho irônico em tudo isso, é que quando a intolerância é praticada contra os evangélicos, não se vê tanta repercussão nas redes sociais e na mídia. Quando traficantes invadem e destroem terreiros de candomblé, ninguém dá visibilidade.

      Ps. Qual a sua fonte de informação sobre a sua afirmação de que todas as invasões em terreiros de candomblé são praticadas por evangélicos?
      A verdade é que o ser humano se perdeu no caminho, e o homem não tolera o homem. Intolerância á religião, raça, gênero, tudo isso é desculpa para falta de Amor e de fé em Deus entre os homens.

      Excluir

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...