600 dos cerca dos 3.530 agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) de Salvador serão vacinados na próxima semana. Os servidores a serem vacinados são os ACSs das 67 unidades básicas de saúde que estão fazendo testagem da Covid-19 e os ACEs envolvidos no inquérito epidemiológico.
Esse anúncio foi feito pelo secretário de saúde de Salvador, Léo Prates, em áudio publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (22).
No início desta semana, Prates foi cobrado sobre a vacinação dos servidores por sindicalistas, dentre os quais Enádio Careca, presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador (Aaces).
Segundo o gestor, o Estado autorizou a vacinação de mais 45.600 pessoas. Como o quantitativo das doses não contempla todos os profissionais de saúde da 1ª fase do plano de vacinação, serão priorizados aqueles que estejam envolvidos diretamente na assistência da Covid-19. Os demais profissionais serão vacinados à medida que o governo federal for liberando as vacinas.
Em tempo - Pelo áudio publicado hoje nas redes sociais, o secretário de Saúde Léo Prates deixou claro que reconhece os ACEs e ACSs como profissionais de saúde, diversamente do que sugeriu a matéria "Somos o que mesmo no SUS, secretário Léo Prates?".
Isso ai ! Se nao somos proficionais de saude somos o que? Parabens pra Enadio e outros que estao correndo atras do nosso direitos.
ResponderExcluir