quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Vacinação de idosos com idade a partir de 90 anos começa no dia 1º de fevereiro

 


Os idosos com idade de 90 anos ou mais serão  vacinados  a partir  da próxima segunda -feira (1º), segundo matéria on-line do Correio veiculada hoje (28).  A vacinação poderá ser agendada em site que ainda será lançado pela prefeitura. Também será disponibilizado um telefone através do qual os parentes do idoso poderão marcar o horário da aplicação da vacina.

Cabula/Beiru: ACEs começam a receber o tablet


Os agentes de combate às endemias (ACEs) do Distrito Sanitário Cabula/Beiru, em Salvador, Estado da Bahia, começaram a receber seus tablets nesta semana. O equipamento eletrônico tem ambição de tornar o armazenamento de dados das atividades dos servidores mais otimizado. No entanto, os agentes comunitários de saúde (ACSs) já fazem uso há tempo, e queixas de travamento do aparelho são corriqueiras, o que deixa os ACEs desconfiados da agilização do trabalho prometida pela chegada do dispositivo.

De qualquer forma, é necessário que o tablet seja colocado em atividade - o que deve ocorrer ainda no primeiro trimestre desta ano. Só depois disso, uma avaliação mais acurada poderá ser feita.

Nota de Falecimento




É com muito pesar que comunicamos o falecimento da agente comunitária de saúde (ACS) Angélica Almeida, do Distrito Pau da Lima, em Salvador. Nossas condolências aos familiares e amigos. Que Deus conforte a todos.




terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Salvador: Não haverá ponto facultativo no carnaval




Em reunião realizada hoje (26) entre o governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), ficou decidido que "não haverá ponto facultativo na segunda e terça de carnaval esse ano", afirmou o ocupante do Palácio Tomé de Souza no Instagram.

O objetivo é evitar aglomeração, de modo que a proliferação do coronavírus não seja estimulada no Estado.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

ACE e ACS de Salvador têm até hoje para tomar 1a. dose de vacina contra Covid-19

 



O agente de combate às endemias (ACE) e agente comunitário de saúde (ACS) da capital baiana podem tomar até hoje (25) a 1a. dose da vacina contra a Covid-19. A vacinação começou ontem e se encerra nesta segunda-feira. Os servidores precisam apresentar RG, CPF, contracheque e Cartão do SUS. Além disso, não podem ter apresentado nenhum sintoma da Covid-19 , pelos menos, há quatro semanas nem ter tomado vacina recentemente.


A 2ª dose está marcada para ser aplicada entre os dias 21 e 22 de fevereiro de 2021. Confira os locais de vacinação logo abaixo.










domingo, 24 de janeiro de 2021

Salvador: ACEs e ACSs começam a tomar 1a. dose da Coronavac hoje



Vacinação dos Agentes de Saúde

 Os agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) de Salvador já estão sendo vacinados. A vacinação começou hoje (24) e se estende até  amanhã (25), das  8h às 17h. O servidor deve apresentar RG, CPF, Cartão do SUS e o último contracheque. Precisa também não ter sido contaminado pela Covid-19, pelo menos,  há quatro semanas nem ter tomado outras vacinas recentemente.



Os agentes de saúde fazem parte do grupo prioritário da 1a. fase do Plano de Vacinação. No entanto, sua inclusão nessa primeira remessa de lotes de vacina ocorreu por conta de pressão sobre o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates. Sindicalistas como Enádio Careca, Cléber Bispo e Marizete Pires, presidente e diretores da Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador (Aaces), respectivamente, além de outras lideranças, interpelaram o gestor sobre a urgência da vacinação para a categoria. 


Excelente serviço dos servidores da USF  Resgate

Não poderíamos deixar de registrar o trabalho humanizado e excelente realizado pelos servidores da Unidade de Saúde da Família (USF) Resgate. Parabenizamos a todos colegas dessa unidade.

 Léo Prates acompanha vacinação

O Secretário Léo Prates acompanhou o início da vacinação na manhã deste domingo (24) ao lado do agente de saúde Cleonaldo Novaes.









sábado, 23 de janeiro de 2021

Salvador: Diretora da Vigilância Sanitária confirma vacinação para todos os ACSs e ACEs


A Diretora da Vigilância Sanitária e Ambiental de Salvador, Dra. Andrea Salvador, confirmou ontem (22) que a vacinação contra a Covid-19 , que, em princípio seria apenas aos agentes comunitários de saúde (ACSs) que estejam lotados em unidades básicas de saúde que estão testando para Covid-19 e agentes de combate às endemias (ACEs) trabalhando no inquérito epidemiológico - totalizando um pouco mais de 600 servidores -, foi estendida a todos os ACEs e ACSs. "Graças a Deus, será pra todos", comemorou Rita de Cássia, líder geral do Cabula/Beiru (B). 

A vacinação ocorrerá nos dias 24 e 25 (domingo e segunda-feira) de janeiro. Confira os locais.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Após cobrança, cerca de 600 agentes de saúde serão vacinados na próxima semana



600 dos cerca dos 3.530 agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) de Salvador serão vacinados na próxima semana. Os servidores a serem vacinados são os ACSs das 67 unidades básicas de saúde que estão fazendo testagem da Covid-19 e os ACEs envolvidos no inquérito epidemiológico.


Esse anúncio foi feito pelo secretário de saúde de Salvador, Léo Prates, em áudio publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (22).


No início desta semana, Prates foi cobrado sobre a vacinação dos servidores por sindicalistas, dentre os quais Enádio Careca, presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador (Aaces).


Segundo o gestor, o Estado autorizou a vacinação de mais 45.600 pessoas. Como o quantitativo das doses não contempla todos os profissionais de saúde da 1ª fase do plano de vacinação, serão priorizados aqueles que estejam envolvidos diretamente na assistência da Covid-19. Os demais profissionais serão vacinados à medida que o governo federal for liberando as vacinas.


Em tempo - Pelo áudio publicado hoje nas redes sociais, o secretário de Saúde Léo Prates deixou claro que reconhece os ACEs e ACSs como profissionais de saúde, diversamente do que sugeriu a matéria "Somos o que mesmo no SUS, secretário Léo Prates?".


ACEs encerram Semana de Combate às Arboviroses no Cabula/Beiru

 


Iniciada no último dia 18, a Semana de Combate às Arboviroses no Distrito Cabula/Beiru foi um momento no qual os agentes de combate às endemias (ACEs) intensificaram suas atividades em locais bem específicos. Foram realizadas inspeções em pontos estratégicos (PEs) - incluindo terreiros de candomblé -, em prédios públicos, escolas  privadas e bueiros.

Como no verão o Aedes aegypti se reproduz com maior celeridade, "o trabalho dos ACEs é de suma importância para conter a proliferação da dengue, zika e chikungunya em Salvador", afirmou Dilton da Hora, líder interino da equipe de ACEs do Novo Horizonte.

Dessa forma, mais uma Semana de Combate às Arboviroses foi concluída hoje (22) na capital baiana. Para que as ações realizadas tenham maior êxito, faz-se necessário que os moradores se sensibilizem com as orientações dos agentes de saúde, fechando bem os reservatórios de água, não deixando a céu aberto nenhum vasilhame que possa armazenar água de chuva e descartar o lixo no locar de coleta.


quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Somos o que mesmo no SUS, secretário Léo Prates?

 


Os agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) são servidores da esfera do Sistema Único de Saúde (SUS) com profissão regulamentada pela Lei 13.595, de 5 de janeiro de 2018. Portanto, somos profissionais de saúde.

Apesar disso, os maus gestores - aqueles que não valorizam os ACEs e ACSs - vão na contramão da lei, não os reconhecendo como profissionais de saúde. Para barrar essa ilegalidade, o Projeto de Lei 1802/2019 tramita no Congresso com o objetivo de colocar um ponto final nas interpretações equivocadas da lei.

Nessa questão, Salvador desponta na desvalorização dos agentes de saúde. Além de não implantar o Piso Nacional nem  dar reajuste  salarial aos servidores por cerca de 6 anos, repete o equívoco da interpretação da lei que regulamenta a profissão dos trabalhadores vinculada totalmente  à Saúde, pelo menos foi o que deixou transparecer em áudio viralizado nas redes sociais o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates.

Inquirido pelo sindicalista Nego sobre quando os ACEs e ACSs seriam vacinados, Prates afirmou que o Ministério de Saúde não incluiu os agentes de saúde na plano de vacinação, quando na verdade o plano nacional de vacinação declarou que os profissionais de saúde seriam um dos públicos alvo a serem vacinados na 1ª fase. A declaração do gestor só tem sentido se ele não considerar os agentes como profissionais de saúde do SUS.

Por outro lado, o plano municipal coloca os trabalhadores da saúde (essa é a nomenclatura usada) como grupo prioritário para ser vacinado na 1ª fase. Pelo visto, o secretário também não consideraria a categoria como trabalhadores da saúde. Nem profissionais de saúde, nem trabalhadores de saúde, onde estaríamos, então, secretário Léo Prates?

O fato é que somos profissionais de saúde, estamos sendo vacinados em muitos municípios do País, inclusive como primeira pessoa a ser vacinada, apesar do quantitativo de doses da Coronavac ter sido abaixo do que deveria ser enviado pelo governo federal às prefeituras.

O que assistimos aqui em Salvador é apenas mais um reflexo da desvalorização com a qual somos tratados pela gestão.


Intolerância religiosa e verdade



 Conta-nos o autor do Evangelho de São Marcos: "João disse a Jesus: 'Mestre, vimos alguém expulsando demônios em teu nome e lhe proibimos, porque não nos segue. Jesus porém disse: Não lhe proíbam. Pois não há ninguém que faça um milagre em meu nome e logo em seguida possa falar mal de mim. De fato, quem não está contra nós, está a nosso favor" (Mc 9,38-40).

O trecho acima demonstra o quão é tentador fazer da fé um monopólio fechado e exclusivo. Enxergar-se como o único detentor da verdade, aponto de agir contra qualquer um que não faça parte do nosso grupo, gueto ou comunidade de fé.  Essa rejeição às diferentes formas de expressar o Sagrado está nos porões de toda ação violenta, de desprezo e perseguição, que alimenta a intolerância religiosa.

Reconhecer a humanidade como diversa e plural é o primeiro passo para que as manifestações religiosas possam ser respeitadas e acolhidas. Cada expressão do Sagrado, das mais variadas culturas e grupos étnicos, são interpretações legítimas da divindade. Por isso, ninguém pode se sentir mais superior ou mais agraciado tendo como princípio a fé que professa.

No Brasil - sobretudo no Brasil -, há  comunidades de fé que  citam: " Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai, a não ser por mim" (Jo 14,6) como instrumento de segregação, discriminação e respaldo para palavras e ações violentas contra outras comunidades de fé. Um tremendo escândalo, portanto, contra o que Jesus ensinou. Abraçar o projeto do Mestre é abraçar o projeto de valorização da vida, é apoiar tudo que dignifique a pessoa humana, e não ser dono da verdade.

Uma melhor tradução para o trecho acima é: "Eu sou o verdadeiro caminho que leva à vida". De fato, o Galileu afirma: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância" (Jo 10,10). A verdade trazida por Jesus é vida, muita vida. Todos comprometidos com a vida estão a favor dele e estão com ele. O princípio norteador da religião é religar todos a Deus, fonte de vida e sustentáculo de tudo que existe, logo é promover a vida de todo ser existente.

Está contra a vida, portanto, contra a pregação de Jesus quem dissemina o que não desenvolve nem promove a existência humana. A intolerância religiosa tem sido causa das mais variadas expressão de violência. Apedrejamento, invasão de terreiros, agressões física e verbal a adeptos de comunidades de fé de matriz africana são exemplos dos quais os candomblecistas são vítimas constantemente. Dessa forma, a intolerância religiosa deve ser combatida por meio da educação consciente e libertadora, que compreenda  o ser humano e o mundo na sua diversidade e pluralidade.

Qual é a religião verdadeira então? O intolerante religioso responde: "A minha, somente a minha! “A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus, do Infinito. É aquela que te faz melhor", respondeu o líder budista Dalai Lama. "É a que socorre os órfãos e viúvas em seu sofrimento e não se deixa corromper pelo mundo ( Tg 1,27)", afirma São Tiago. Acreditamos que a religião verdadeira é aquela que promove a vida em todas as dimensões, combatendo a injustiça social, a miséria, o racismo, a misoginia,  a homofobia e toda espécie de preconceitos em clara sintonia com os ensinamentos éticos e morais de Jesus, o Filho de Maria.


terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Aaces cobra vacinação dos ACEs e ACSs após chegada da 1ª remessa de doses da coronavac




A Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador (Aaces) está cobrando do secretário de Saúde, Léo Prates, a garantia da vacinação dos agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs). Os servidores estão incluídos na 1ª fase do Plano de Vacinação de Salvador, no grupo Trabalhadores de Saúde.

Como o quantitativo de doses da coronavac distribuído pelo governo federal não supri todo público da 1ª fase, neste momento, só os profissionais da urgência e emergência na assistência à Covid-19 serão vacinados . A expectativa é de que a próxima remessa chegue daqui a 15 dias.

Apesar disso, "estamos indo à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) cobrar a garantia da vacinação dos ACEs e ACSs", afirmou Cléber Bispo - diretor da Aaces. Os agentes de saúde também estão na linha de frente de combate ao coronavírus, mas nem sempre têm suas atividades reconhecidas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Inspeção em PEs e terreiros inicia Semana de Combate às Arboviroses no Distrito Cabula/Beiru


Os agentes de combate às endemias (ACEs) do Novo Horizonte de Sussuarana, em Salvador, realizaram inspeção em pontos estratégicos (PEs) e terreiros de candomblé na manhã desta segunda-feira (18). As atividades  abriram a Semana de Combate às Arboviroses no Distrito Sanitário Cabula/Beiru. "As ações têm caráter preventivo e objetivam intensificar o trabalho já realizado pelos ACEs", declarou Rita de Cássia, líder geral do Cabula/Beiru (B).

O verão é o período no qual as arboviroses aumentam significativamente, por isso o trabalho realizado pelos profissionais de saúde é de capital importância para conter a proliferação da dengue, zika e chikungunya. A Semana de Combate às Arboviroses começou hoje e se estende até sexta-feira (22).






quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Por que celebrar Senhor do Bonfim?



Senhor Bom Jesus do Bonfim é um título dado pelos cristãos a Jesus crucificado. Juntamente com o título de Bom Pastor (cf. Jo 10,11), sintetiza, a meu ver, toda ação de liderança do Mestre na sua comunidade.


Para os judeus, os reis e as lideranças religiosas tinham o compromisso de pastorear o povo, promovendo-lhe justiça, vida digna e prosperidade de acordo com a vontade de Javé. Se Jesus era o Bom Pastor, as lideranças religiosas e políticas de sua época encarnavam o mau pastor, preocupadas em pastorear a si mesmas, o que levava o povo a viver numa situação de penúria, escravidão e exploração. Jesus os chamava de mercenários, que existiam só para roubar, matar e destruir (cf. Jo 10, 7-13). O Filho de Maria, no entanto, representava a liderança autêntica, que dava a vida pelo bem-estar do povo.

Ao se colocar ao lado dos marginalizados e explorados pelo sistema político e religioso, Jesus encontrará forte resistência e verá suas ações interpretadas como insurreição contra o estado e contra o judaísmo. Por isso, "os fariseus saíram imediatamente e deliberaram com os herodianos como acabar com ele", denuncia o escritor de Marcos (Mc 3,6). E o condenaram à morte de cruz, destinada aos escravos, baderneiros e contestadores do poder do Império Romano. Mas não se rende, segue com seu sonho de implantar uma revolução na sociedade, o Reino de Deus, e ama até o fim (cf. Jo 13,1).

Essas dimensões presentes no título Senhor Bom Jesus do Bonfim devem nos levar a uma fé crítica, que analisa a sociedade em que vivemos de acordo com os princípios pregados e vivenciados por Jesus, Senhor do Bonfim. Ainda hoje podemos ver que muitas lideranças políticas estão comprometidas com seus próprios interesses em detrimento de uma vida digna para o povo. Recursos financeiros são desviados da saúde, educação e segurança, impondo à população mais vulnerável socialmente um serviço de péssima qualidade, muitos morrendo em decorrência disso. Por outro lado, os sistemas das mais variadas matizes religiosas continuam explorando, extorquindo e alienando seus seguidores.

Nesse contexto, celebrar o Senhor do Bonfim não significa apenas ficar numa devoção puramente subjetiva e romântica, mas utilizá-la para desenvolver uma consciência crítica da realidade, combatendo os maus pastores - lideranças políticas e religiosas -, defendendo os marginalizados e ajudando-os a ter uma vida digna e humana, bem como denunciar os preconceitos religiosos, raciais, de gênero e sexuais. Talvez assim valha a pena celebrar nosso Senhor do Bonfim.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Nota de Falecimento




 É com muito pesar que comunicamos o falecimento da agente comunitária de saúde (ACS)  Hilbênia, do Distrito Sanitário Liberdade, do 16ª Imbassaí. Nossas condolências aos familiares e amigos. Que Deus console a todos. 









Nota de Falecimento

 

É com muito pesar que comunicamos o falecimento de D. Ana Santana, mãe do agente  comunitário de saúde (ACS) Elias Santana, da Unidade de Saúde da Família Sussuarana Raimundo Agripino. O sepultamento será amanhã, às 11h, no Cemitério Quinta dos Lázaros, em Salvador. Nossas condolências ao colega, aos familiares e amigos. Que  Deus console a todos.

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Nota de Falecimento

 



É com muito pesar que comunicamos o falecimento do Sr. João Batista Costa, pai da agente de combate às endemias (ACE) do Distrito Pau da Lima Nilzete. Nossas condolências aos familiares e amigos. Que Deus conforte a todos.



domingo, 10 de janeiro de 2021

Mais 1 ano como ACE de Salvador


Peço licença para partilhar com você  a alegria de ter completado 12 anos no serviço público como agente de combate às endemias (ACE) de  Salvador. Sim, de alegria porque gosto muito do que faço. Reconheço, porém, que exercer essa função na capital baiana significa também passar por muitas agruras, cansaços, irritações, em algumas situações, padecer no purgatório.

Enfim, as dificuldades todos nós sabemos, mas o bem-estar da convivência é muito gratificante. Criamos laços, afinidades e afetividade. As divergências pontuais se fazem presentes, mas não são suficientes para impedir a convivência saudável.

Não estou, portanto, no rol daqueles que só veem as mazelas  no serviço que presta à comunidade. Por isso, sou agradecido e espero que novas conquistas cheguem, como o Piso Nacional, para que o trabalho se torne menos penoso e mais gratificante.

Ubiraci Moraes, ACE de Salvador.





sábado, 9 de janeiro de 2021

Nota de Falecimento


É com muito pesar que comunicamos o falecimento da agente comunitária de saúde (ACS) Vera Lúcia Batista, da Unidade de Saúde da Família Saramandaia, em Salvador. Nossas condolências aos familiares e amigos. Que Deus console a todos.

Agentes de saúde de Salvador antecipam campanha salarial


A Campanha Salarial 2021 dos agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) de Salvador será antecipada. As Entidades Unificadas, após reunião no dia 8, deliberaram por estratégias de enfrentamento, de modo que a categoria possa avançar rumo às novas conquistas. " Vamos tentar sensibilizar o prefeito Bruno Reis sobre a importância dos agentes  de saúde no controle do coronavírus. Ou seja, vamos buscar antecipadamente o diálogo com o gestor",  declarou Enádio Careca - presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador (Aaces).

Os sindicalistas devem fazer uma nova reunião no dia 13. Na pauta, melhores condições de trabalho, manutenção de direitos e avanços financeiros.

Desse modo, a Aaces, Aasa, Adamacem e o Sindacs e Sindseps procuram criar  ambiente favorável para que as reivindicações dos ACEs e ACSs possam encontrar menos resistências possíveis a sua luta.

Bruno Reis e a Caixa de Pandora


O  Ano Novo está em pleno vapor. Geralmente, alimentamos desejos novos (nem tão novos assim) e acreditamos que tudo vai melhorar - pelos menos os otimistas pensam desse jeito. Mas os servidores da Prefeitura de Salvador... bem... é... não sabemos ao certo o que nos aguarda, talvez saibamos sim...

Se a gestão do atual prefeito da capital baiana, Bruno Reis, for continuação da de ACM Neto, como o próprio Reis já afirmara (claro, Salvador não pode parar...), os únicos paralisados serão os servidores, que amargam uma defasagem salarial de anos... Os agentes de saúde, coitados! com míseros R$877,07, no base,  e sem Piso Nacional, enforcam-se nas dívidas e nos empréstimos consignados... Quem nos salvará?!

O cenário que nos apresentam, portanto, não é o dos melhores, mas, após as desgraças impostas pelos deuses aos pobres mortais que somos nós, restou o dom da esperança no fundo da Caixa de Pandora. Quem viver verá.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Combate ao coronavírus: PAs passam por desinfecção


Os pontos de apoio (PAs) que abrigam agentes de combate às endemias (ACEs) e equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da capital baiana estão sendo desinfectados . "O objetivo  é proteges os ACEs de uma possível contaminação pelo coronavírus, pois quem cuida da comunidade precisa ser cuidado também", observou Rita de Cássia - líder geral do Distrito Sanitário Cabula/Beiru (B).

As atividades de desinfecção são realizadas periodicamente por ACEs em todos os locais onde esses servidores se reúnem antes de iniciar o trabalho de combate às arboviroses. 



quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Servidor, recadastre-se aqui!



Você que é servidor da Prefeitura de Salvador e faz aniversário neste mês, faça seu recadastramento e não tenha o seu salário bloqueado. Acesse o link abaixo e se recadastre. Você precisa apenas do CPF e da senha de acesso ao contracheque on-line: www.recadastramento.salvador.ba.gov.br

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Parabéns à ACS Bete Santos!


É com muita alegria que parabenizamos a agente comunitária de saúde (ACS) Bete Santos, da Unidade de Saúde da Família Sussuarana Raimundo Agripino, do Cabula/Beiru, na Sussuarana Velha, em Salvador, pela passagem do seu aniversário. Desejamos à colega muita saúde, paz, amor dos entes queridos, além de muitas bênçãos divinas. Feliz aniversário, Bete!

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...