segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Nove em cada dez jovens de 15 a 19 anos desconhecem a camisinha como melhor forma de evitar contágio pelo HIV

 Resultado de imagem para prevenção ao HIV imagem

Nove em cada  dez jovens na faixa etária de 15 a 19 anos desconhecem que o uso da camisinha é a melhor forma de evitar contágio pelo HIV. Isso foi o que constatou pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde. Segundo a  diretora do Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, um dos problemas que explicam isso está justamente na falta de uma comunicação adequada. "O mundo e as conversas mudaram, as campanhas pelo uso da camisinha têm que evoluir", afirmou em entrevista ao UOL.

A negligência dos jovens também passa pelo fato  de não terem vivido na época em que muitos artistas morreram devido ao contágio pelo HIV. Outro ponto salientado pela especialista é a banalização relacionada ao tratamento da doença. "A culpa também é dos profissionais de saúde. Ficamos animados com o tratamento fantástico, os benefícios do remédio aparecerem mais do que a preocupação com a transmissão", declarou.

A comunicação precisa ser feita de maneira mais criativa, de modo que atinja  esse público, conscientizando-o sobre as consequências sérias de um contágio pelo HIV, apesar de toda evolução ocorrida ao longo destes anos no tratamento da doença. Além disso, campanhas de prevenção no uso da camisinha como forma mais eficaz de evitar o contágio pelo HIV precisam ser intensificadas pelo poder público e pela sociedade.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...