domingo, 18 de dezembro de 2016

Hospitais e UPAs notificam mais 7 novos casos de doença misteriosa

Hospitais e UPAs notificam mais 7 novos casos de doença misteriosa
Foto: IStock
Outros sete casos da doença desconhecida (clique aqui) que causa dores musculares fortes e urina escura foram notificados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além dos 11 já conhecidos desde a última semana, totalizando 18 casos. Segundo informações do jornal Correio, o balanço foi divulgado na noite deste sábado (17), após coleta de dados em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Dezesseis dos casos foram registrados em Salvador, mas também foram registrados casos em Valença, no Baixo Sul baiano. Entre os sintomas está a dor muscular súbita sem causa aparente, além da alteração nos níveis de CPK, enzima intracelular de tecidos que se contraem, como músculos. Um roteiro de investigação que começará a ser aplicado nesta segunda-feira (19) está sendo preparado pela SMS, Fundação Osvaldo Cruz, e pelo médico infectologista Antônio Bandeira, que trata parte das ocorrências do surto. Uma das suspeitas é que os sintomas estejam relacionados com o consumo do peixe olho de boi – parte dos pacientes relataram, em comum, ter comido o peixe, também conhecido como arabaiana (entenda). Após ser divulgado que uma família que mnanifestou os sintomas se alimentou com olho de boi, em Guarajuba, no litoral norte do estado, pescadores da localidade denunciaram que os vendedores dos produtos acondicionam a mercadoria em água e formol (saiba mais). Os casos vem sendo relatados, por enquanto, como “surto de mialgia aguda a esclarecer”. Nesta sexta, a Secretaria de Saúde do Estado emitiu um alerta epidemiológico que orienta um tratamento para uma hipótese possível de que os episódios sejam da Doença de Bornholm.  
Bahianotícias

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Medo de preconceito é um dos motivos para que pessoas não busquem tratamento de HIV

por Renata Farias
Medo de preconceito é um dos motivos para que pessoas não busquem tratamento de HIV
Foto: Shutterstock
O primeiro caso de HIV foi notificado na Bahia em 1984. Até novembro deste ano, o estado já registrou 27.523 casos, dos quais 63% são do sexo masculino, de acordo com dados da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Em entrevista ao Bahia Notícias, a coordenadora de Vigilância e Controle de Agravos da pasta, Maria Aparecida Rodrigues, do total de pessoas com Aids no estado, 70% estão em tratamento. "Existem vários motivos para que as pessoas diagnosticadas não realizem o tratamento, entre eles estão a não aceitação do diagnóstico, medo de sofrer estigma, preconceito ou discriminação. No momento do diagnóstico, as pessoas não têm nenhuma doença e acham que não há necessidade de usarem a medicação", citou. Entre 2005 e 2016, a Bahia registrou 6.160 mortes de pessoas com Aids, o que em grande parte das vezes está relacionado à ausência de tratamento, que pode ser realizado integralmente via Sistema Único de Saúde (SUS). "O primeiro passo é o diagnóstico. O diagnóstico pode ocorrer na rede pública ou na privada. O SUS oferece esse atendimento gratuito na rede básica de saúde. Com o diagnóstico positivo o usuário deverá ser encaminhado para os Serviços de Atenção Especializada (SAE) que estão distribuídos tanto em Salvador quanto no interior", explicou Maria Aparecida. Ainda assim, a coordenadora ressaltou a necessidade de melhorar o acesso ao tratamento.

Bahianotícias

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Salve a Imaculada Conceição de Maria!


 A imagem pode conter: flor, planta, uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre


Por Ubiraci Moraes

“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor é contigo!” (Lc 1,28).

A saudação do anjo Gabriel à Virgem Maria soa como uma divina melodia aos ouvidos de homens e de mulheres que seguem seu Filho Jesus. Nela, Deus-Pai derramou abundantemente sua graça, de modo que na jovem de Nazaré não houvesse sequer uma sombra de pecado. Ou seja, a ação salvífica de Jesus a alcançou ainda quando era gerada no ventre de Santa Ana, impedindo-a que fosse contaminada pelo pecado. Seu ventre já nasceu santificado em virtude da maternidade do Salvador .De fato, entre Maria e o pecado há uma incompatibilidade já anunciada no início da criação, quando da queda de Adão e Eva: “Porei inimizade entre tí e a mulher, entre a tua descendência e a dela” ( Gn 3,15). O que o apóstolo Paulo disse aos efésios realizou-se plenamente na Santíssima Virgem: “Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob seu olhar, no amor” (Ef 1,4). Por isso, Ela é santíssima, imaculada, toda pura. Do contrário, não teria sentido a saudação “cheia de graça”.

Inspirada pelo Espírito Santo, ao receber a visita da Virgem, Santa Isabel exclamou: “ Bendita és tu entre a mulheres e bendito o fruto do teu ventre. Quem sou eu para que me visite a mãe de meu Senhor?” ( Lc 1,41-43).

Não há quem movido pelo Espírito Santo possa ir contra a Mãe de Jesus. Pelo contrário, reconhece nela toda obra maravilhosa realizada por Deus. A Virgem Maria é a primeira dos seres humanos a dizer sim ao projeto de Jesus, é a primeira seguidora , é a primeira missionária. Maria é a Mãe de Jesus, Jesus é a cabeça da Igreja (Ef 5,23) e somos os membros. Sendo assim, a mãe da cabeça é de todo corpo também. Somos, portanto, filhos de Maria, Mãe da Igreja.

“Todas as gerações me chamarão de bem-aventurada” (Lc 1,48).

Sendo a Mãe da Igreja, seus filhos proclamarão sua bem-aventurança até os confins da Terra, realizando, assim, essa profecia. Isso significa dizer que onde a Boa Notícia de Jesus for anunciada, as proezas de Deus realizadas na Virgem serão proclamadas. Maria sempre será a seta que aponta para seu Filho Jesus: “ Fazei tudo o que ele vos disser” (Lc 2,5). Maria, mãe zelosa, sempre está atenta para interceder pela Igreja, pela humanidade, para que não nos falte o vinho do amor, da paz e da confiança em Jesus Cristo. João, o autor do Apocalipse, ao refletir sobre a Igreja, pensa nela e a descreve majestosamente: “ Um sinal grandioso apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas “ (Ap 12,1).
Por essas razões hoje, dia 8 de dezembro, celebramos a Imaculada Conceição de Maria. Celebramos aquela em quem Deus fez maravilhas; a filha de Deus-Pai, a esposa de Deus-Espíríto Santo e a Mãe de Deus-Filho. A proclamamos Imaculada, Mãe do Senhor, Mãe do Salvador, Mãe da Igreja, Arca da Aliança, Porta do Céu, Toda Pura e Auxílio dos Cristãos.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Troca de tiros no Subúrbio Ferroviário deixa agente de saúde baleada














 Resultado de imagem para imagem de bala de revolver

Na manhã desta quarta-feira, a agente de saúde Fabiana foi atingida por uma bala na coxa devido à troca de tiros ocorrida no quarteirão onde estava trabalhando, no Subúrbio Ferroviário. Uma equipe da Leptospirose que trabalhava nas imediações quase também era atingida pelos disparos.

Um agente, que não quis se identificar, afirmou que a violência é constante durante a realização das atividades desses trabalhadores, "por isso sentimos muito medo quando saímos para trabalhar", desabafou.

A vítima foi socorrida, mas o seu quadro de saúde ainda não foi divulgado.

Câmara de Salvador tem contas aprovadas com ressalvas

:
O Tribunal de Contas dos Municípios aprovou com ressalvas na sessão desta terça-feira as contas da Câmara Municipal de Salvador relativas ao exercício de 2015, cuja responsabilidade é do atual presidente da Casa, vereador Paulo Câmara (foto); o parecer registrou 'algumas falhas técnico contábeis', e questionamentos em relação a despesas com pessoal e previdência, 'devido a contratação excessiva de 908 servidores comissionados, enquanto os efetivos somam apenas 241, num total de 1149 servidores' 

Bahia 247

Apenas um cigarro por dia é suficiente para aumentar risco de morte prematura

Apenas um cigarro por dia é suficiente para aumentar risco de morte prematura
Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas
Até mesmo quem fuma apenas um cigarro por dia corre maior risco de sofrer uma morte prematura, em comparação a pessoas que nunca fumaram. De acordo com pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI), um cigarro ou menos diariamente ao longo da vida aumenta em 64% o risco de morte prematura. Já entre os que fumam de um a dez cigarros por dia, o risco chega a 87%. "Os resultados deste estudo confirmam a vigência das advertências contra o tabaco e o fato de que não existe um nível (de consumo) sem riscos", afirmou Maki Inoue-Choi, diretora da Divisão de Epidemiologia do Câncer do NCI e autora principal do trabalho. Segundo o jornal O Globo, a pesquisa apontou que a mortalidade prematura entre fumantes leves está relacionada principalmente ao câncer de pulmão. Os cientistas analisaram dados médicos de mais de 290 mil adultos com idades entre 59 e 82 anos, dos quais 22.337 (7,7%) fumavam, 156.405 (54%) eram ex-fumantes e 111.473 (38,4%) nunca tinham fumado. Do total de fumantes, 159 consumiam menos de um cigarro por dia em média ao longo da vida, enquanto 1.500 relataram consumir entre um e dez cigarros por dia. 
 
Bahianotícias

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Renan Calheiros é afastado de presidência do Senado por ministro do STF

Renan Calheiros é afastado de presidência do Senado por ministro do STF
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello afastou Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. O pedido da Rede Sustentabilidade foi atendido pelo ministro. De acordo com o ministro, Calheiros não pode continuar no cargo por estar na linha sucessória da Presidência da República. A medida irá a referendo do plenário do Supremo e ainda é provisória, não tendo data para o julgamento. "Defiro a liminar pleiteada. Faço-o para afastar não do exercício do mandato de Senador, outorgado pelo povo alagoano, mas do cargo de Presidente do Senado o senador Renan Calheiros. Com a urgência que o caso requer, deem cumprimento, por mandado, sob as penas da Lei, a esta decisão", explicou Marco Aurélio.
 
Bahianotícias

Novos casos de HIV entre adolescentes podem aumentar em 60% até 2030, alerta Unicef

Novos casos de HIV entre adolescentes podem aumentar em 60% até 2030, alerta Unicef
Foto: Shutterstock
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) afirmou na última semana que o contágio pelo vírus HIV entre adolescentes aumentará 60% até 2030 caso não sejam realizados avanços na luta contra a doença nesta faixa etária. De acordo com o organismo, o número de contágios pode passar de 250 mil para cerca de 400 mil. "A cada dois minutos, um adolescente -as mulheres têm mais probabilidades- é contagiado com HIV. Se quisermos acabar com a Aids, devemos redobrar os esforços para nos ocupar de todas as crianças e adolescentes", disse o diretor-executivo do Unicef, Anthony Lake, em comunicado. Segundo o site Terra, dados da Unicef apontam que cerca de 41 mil jovens com idade entre 10 e 19 anos morreram com Aids em 2015 no mundo. No mesmo ano, 1,1 milhão de adolescentes, crianças e mulheres contraíram o vírus. A região mais afetada é a África Subsaariana, onde três de cada quatro novos infectados com idade entre 15 e 19 anos são meninas. 
 
Bahianotícias

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

População idosa cresce mais rapidamente no Brasil do que em países ricos, diz IBGE

por Roberta Pennafort | Estadão Conteúdo
População idosa cresce mais rapidamente no Brasil do que em países ricos, diz IBGE
Foto: Reprodução / O Imparcial
Entre 1950 e 2000, o porcentual de idosos (60 anos ou mais) na população brasileira ficou abaixo de 10%, taxa semelhante às verificadas nos países menos desenvolvidos. A partir de 2010, os índices começam a se aproximar dos verificados em países mais desenvolvidos, que experimentam o processo de envelhecimento da população desde os anos 1950. Em 2070, a estimativa é que a proporção de idosos brasileiros esteja acima de 35%, superior ao indicador dos países ricos. A conclusão está na Síntese de Indicadores Sociais, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta sexta-feira (2). Segundo projeções populacionais da ONU, os idosos brasileiros representavam 11,7% da população em 2015, e esse número dobraria em 24,3 anos (ou seja, em 2039). No mundo, a proporção de idosos é de 12,3% e dobraria só em 55,8 anos (em 2071). O IBGE ressalva que em suas estimativas, o índice de idosos em 2015 era de 14,3%, acima do número da ONU. Na comparação só com as regiões mais desenvolvidas, verifica-se que o patamar de idosos brasileiro de 2015 já havia sido atingido em 1952 por esses países. Já as nações mais pobres só alcançarão esses patamares em 2022. Em 2005, a esperança de vida ao nascer era de 72 anos no Brasil. Em 2015, 75,4 anos (79,1 para mulheres e 71,9 para homens). Com o aumento do número de idosos e a redução da fecundidade e do número de jovens, a razão de dependência no Brasil, ou seja, o peso da população inativa (de 0 a 14 anos e de 65 em diante) sobre a potencialmente ativa (de 15 a 64 anos) estava em 2015 em 54,7, ante 57,2 em 2005. O resultado é um maior impacto na previdência social e na assistência de saúde a essa população acima dos 60 anos. Entre os idosos, diminuiu a proporção de ocupados que recebiam aposentadoria, de 62,7% para 53,8%. É um reflexo das mudanças na legislação que postergaram a concessão da aposentadoria, segundo o IBGE. Com inserção cada vez maior no mercado de trabalho, os idosos são vulneráveis, em sua maioria, por não serem qualificados: 65,5% têm ensino fundamental incompleto.
 
Bahianotícias

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...