Ensino fundamental é o que mais sofre/Foto: Reprodução/Simão Jacinto
 Só 4,5% das escolas públicas brasileiras apresentam todos os itens de 
infraestrutura previstos em lei, conforme Plano Nacional de Educação 
(PNE). O dado é referente a uma pesquisa do movimento Todos pela 
Educação. Segundo o levantamento, as condições de infraestrutura são 
mais críticas no ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 9º ano: 4,8%
 das escolas possuem todos os itens. No ensino médio, a porcentagem sobe
 para 22,6%. De acordo com a Agência Brasil, os dados foram produzidos 
com base no Censo Escolar de 2015. Os itens que foram levados em 
consideração são: o acesso a energia elétrica; abastecimento de água 
tratada; esgotamento sanitário e manejo dos resíduos sólidos; espaços 
para a prática esportiva e para acesso a bens culturais e artísticos; e,
 equipamentos e laboratórios de ciências. Foi considerada ainda a 
acessibilidade às pessoas com deficiência. Entre os itens mais críticos 
estão o laboratório de ciências – presente em apenas 8,6% das escolas 
públicas de ensino fundamental e 43,9% de ensino médio – e a quadra 
esportiva – presente em apenas 31% de todas as escolas públicas. Fatores
 básicos, como acesso à água tratada e esgoto sanitário, ainda não são 
universais, sendo verificados, respectivamente, em 91,5% e 37,9% das 
escolas públicas. Os itens são determinados no PNE, Lei 13005/2014, que 
estabelece metas e estratégias a serem cumpridas pelo país da educação 
infantil a pós-graduação, até 2024. 
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