Lamentamos profundamente o falecimento de Raimundo Machado, agente de saúde da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O sepultamento será às 11h no Cemitério Bosque da Paz.
terça-feira, 30 de abril de 2019
quarta-feira, 24 de abril de 2019
Estratégia da Aaces faz reivindicações dos agentes de saúde avançarem
Por Ubiraci Moraes
Quem acompanha as metodologias e estratégias de luta da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) percebe que são sensatas e inteligentes. Lança mão das questões técnicas nas argumentações com a prefeitura, mas deixa de lado os ataques pessoais contra o prefeito ACM Neto, que tanto atrapalham as negociações.
O presidente dessa entidade, Enádio Careca, deu exemplo de maturidade política sindical quando ocupou a Tribuna da Câmara de Vereadores de Salvador e chamou outros líderes sindicais para fazer uso da palavra em defesa dos trabalhadores. O sindicalista demonstrou, assim, a consciência de que a união é de capital importância para o êxito dos pleitos reivindicados. Sem isso, os servidores podem ser gravemente prejudicados.
Hoje, em reunião com a Gestão, a postura da Aaces se repetiu. A Mesa de Negociação, a princípio, só estava agendada com a entidade, mas Enádio fez questão de que outras representações participassem do encontro. Ou seja, ele insiste na união de quem defende a categoria para que as resistências do gestor possam ser vencidas. O lema defendido por ele é: "O que nos une é maior do que o que nos separa". Em outras palavras, os interesses dos agentes de saúde devem ser colocados acima das divergências sindicais. Tal princípio, no entanto, só pode ser acolhido por quem faz da humildade valor agregado à luta.
Dessa forma, apelamos às outras representações sindicais que também trilhem esse caminho da união proposto pela Aaces. Que abandonem possíveis disparidades políticas e coloquem a categoria acima disso. Que compreendam que uma categoria que luta dividida fortalece os gestores em detrimento das demandas dos agentes de saúde.
Matriz salarial para concluir PCV dos agentes de saúde de Salvador sai nas próximas semanas, afirmou secretário
Em reunião realizada hoje com a Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) e outras entidades sindicais, o secretário municipal de Gestão, Thiago Dantas, abriu a Mesa de Negociação para tratar das demandas da Campanha Salarial 2019 da categoria. A pauta de reivindicações foi lida, e cada item foi lido e defendido pelo presidente da Aaces, Enádio Careca.
Dantas prometeu apresentar, nas próximas semanas , a matriz salarial do Plano de Cargos e Vencimentos (PCV) dos agentes de saúde para concluí-lo. Além disso, ficou agendada uma reunião na semana que vem para fazer os últimos ajustes, de modo que o decreto do auxílio fardamento possa ser publicado. Os demais itens serão discutidos no decorrer da Mesa de Negociação.
"O início das negociações foi muito bom. A Gestão sinalizou que o PCV será concluído, e o Piso Nacional deverá ser contemplado nele", afirmou Enádio - presidente da Aaces.
Do encontro ainda participaram vereadores tanto do governo como da oposição apoiando o pleito dos agentes.
segunda-feira, 22 de abril de 2019
Nota de Falecimento
sábado, 20 de abril de 2019
Nota de Falecimento
quinta-feira, 18 de abril de 2019
Por que celebrar a Páscoa?
Por Ubiraci Moraes
A Festa da Páscoa é um evento que envolve a mais importante figura humana que já pisou neste
planeta: Jesus Cristo. Ele mesmo é nossa Páscoa. São Paulo professa: "Cristo, nosso cordeiro pascal, foi imolado" (1Cor 5,7). Ou seja, ele é a razão mesma dessa importante celebração.
A palavra páscoa significa "passagem" e remete-se ao Êxodo (saída) dos hebreus do Egito. A situação do povo era de exploração, escravidão e havia muito anseio por libertação. "Javé disse: Estou vendo muito bem a aflição do meu povo que está no Egito. Ouvir seu clamor diante de seus opressores, pois tomei conhecimento de seus sofrimentos. Desci para para libertá-lo do poder dos egípcios" ( Ex 3,7-8). Podemos afirmar, então, que a Páscoa é o anseio por vida, por liberdade, é luta contra a escravidão e toda espécie de domínio. É nessa perspectiva que a Páscoa que celebramos deve ser compreendida.
À época de Jesus, o povo vivia sobre o domínio do Império Romano, era explorado e pagava altos impostos. Houve várias tentativas de libertá-lo do jugo romano, mas todas malograram. É nesse contexto que Jesus nasce, cresce e é educado. A sua pregação procurou dar resposta a esses problemas. O Evangelho de São Lucas nos diz no que consistia a ação do Mestre: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para anunciar a Boa Notícia aos pobres.. Enviou-me para anunciar a libertação aos presos e a recuperação da vista aos cegos, para dar liberdade aos oprimidos, e para anunciar o ano da graça do Senhor" ( Lc 4, 18-19).
Mas seu projeto encontrou fortes resistências da aristocracia religiosa. Os líderes não toleravam a interpretação liberal que Jesus fazia dos preceitos bíblicos. Para ele, a lei só tinha sentido se promovesse a vida, não ficava preso à interpretação legalista dos fariseus."É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou matar?" (Mc 3,4), questionava quando tinha suas atividades contestadas. Não demorou muito para que as forças religiosas e políticas se unissem para assassiná-lo. "Os fariseus começaram a consultar os herodianos sobre Jesus, para encontrarem algum modo de matá-lo" (Mc 3,6). Desse modo, Jesus foi vítima de uma trama político-religiosa que o condenou à pena ignominiosa de morte na cruz. Ou seja, o sistema o eliminou. Ele foi assassinado pela classe dominante como subversivo, agitador da ordem e herege.
Mas a morte não o deteve, foi vencida por ele. " Não se assustem. Vocês procuram Jesus de Nazaré, o Crucificado. Ressuscitou" ( Mc 16,6). E São Paulo celebra: "A morte foi afogada na vitória" (I Cor 15,54). Portanto, celebrar a Páscoa é reconhecer que Jesus venceu a morte, ela não dará mais a última palavra sobre o homem e a mulher.
Concretamente, ter fé em Jesus morto e ressuscitado é compreender que sua força de vida pulsa no nosso coração. Por isso mesmo, não devemos nos deter diante dos sinais de mortes que nos circundam. O sistema perverso, injusto e homicida impõe seu vigor na tentativa de nos intimidar, no entanto está fadado à destruição, seu vigor é efêmero. Celebrando a Páscoa do Senhor, busquemos força e coragem para enfrentar e denunciar o extermínio dos jovens negros na periferia, para denunciar e combater toda espécie de violência contra a mulher e a comunidade LGBT. O espírito pascal nos impulsiona a repelir a intolerância religiosa e a proteger e defender a vida das crianças, dos adolescentes e idosos e preservar a nossa Casa, o planeta Terra. Feliz Páscoa para você!
quarta-feira, 17 de abril de 2019
Confira a nova lista de licença - prêmio
Você que já solicitou o deferimento da licença - prêmio, uma nova lista foi publicada nesta quarta-feira, dia 17, no Diário Oficial de Salvador; confira
Aaces reúne-se com secretário da Gestão, mas Piso Nacional só deve ser tratado em reunião do dia 24
Hoje, diretores da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces), com o vereador Marcos Mendes, estiveram reunidos com o secretário municipal de Gestão, Thiago Dantas, para tratar da Campanha Salarial 2019. O gestor disse que só poderia tratar da pauta de reivindicações, incluindo o Piso Nacional, com o secretário de Saúde, Luiz Galvão. O problema é que o gestor da Saúde foi submetido a uma cirurgia para a extração do apêndice e deve receber alta amanhã. Como a reunião está agendada para a próxima quarta-feira (24), quando Galvão se recupera da cirurgia, só esperamos que a prefeitura não lance mão de uma velha tática para protelar a discussão das demendas dos agentes de saúde.
terça-feira, 16 de abril de 2019
Mobilizações da Aaces na Câmara de Salvador forçam secretário receber os agentes de saúde
A pressão feita pela Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) sobre os vereadores na Câmara da capital baiana surtiu efeito. O secretário de Gestão, Thiago Dantas, marcou uma reunião para o dia 24 de abril, às 13h, quando vai tratar da principal demanda da categoria, que é a implantação do piso salarial nacional. "As mobilizações dos agentes de saúde mais o apoio dos edis foram de capital importância para vencer a resistência da prefeitura em querer sentar à mesa para discutir as demandas dos servidores", declarou Enádio Careca, presidente da Aaces.
Os trabalhadores só esperam que Dantas apresente uma contraproposta concreta na reunião agendada, "uma vez que os agentes já aprovaram e protocolaram a pauta de reivindicações, no mês de março, na Prefeitura de Salvador. Portanto, as demandas já são conhecidas pelo gestor", afirmou Cléber Bispo, diretor da Aaces.
Nota de Falecimento
sexta-feira, 12 de abril de 2019
Sábado da Saúde do Homem na Unidade de Saúde da Sussuarana Velha
Amanhã, dia 13, é sábado da Saúde do Homem na Unidade de Saúde da Família Sussuarana Raimundo Agripino, no bairro da Sussuarana Velha. Os homens da comunidade terão acesso a serviços como atendimento com médico clínico, vacinação e testes rápidos de HIV/ Aids, sífilis e hepatites A e B. Para ser atendido, basta apresentar o RG e o cartão do SUS.
Homem que se ama cuida da saúde. Portanto, não perca essa oportunidade e se compareça à unidade de saúde a partir das 8h.
Presidente da Aaces fala sobre o Piso Nacional dos agentes de saúde na TV Baiana
No início da tarde de hoje, o presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces), Enádio Careca, concedeu entrevista, no Programa de Olho na Cidade, da TV Baiana, ao vereador Luís Suíca, que apresenta o programa. O sindicalista fez um breve apanhado da história da instituição do Piso Salarial Profissional Nacional dos agentes de saúde, denunciando o descumprimento da Lei 12.994 pelo prefeito ACM Neto. "Já são 5 anos de criação do piso, a prefeitura recebe os recursos federais, mas se nega a cumpri-lo. Por isso, precisamos lutar e chamamos as outras entidade a se unir a nós para unificar a mobilização em prol dos servidores, já que o que nos une é maior do as nossas diferenças", afirmou Enádio.
O presidente da Aaces ainda falou sobre a importância de a entidade lançar mão de estratégias e metodologias inteligentes, como as mobilizações na Câmara de Vereadores sem xingamentos nem ataques pessoais aos edis e ao prefeito. Anunciou também que elas já dão bons frutos, os diretores da Aacse devem se reunir com a gestão na próxima semana para discutir a questão do Piso Nacional.
Outra questão levantada pelo entrevistado é a necessidade do aumento da insalubridade de 20% para 40%, uma vez que os agentes de saúde se expõem a produtos químicos e a vírus da tuberculose, por exemplo.
"A luta continua na segunda-feira (15), na Câmara de Vereadores, e convidamos as outras entidades a participarem da luta junto com a gente", finalizou Enádio.
Nota de Falecimento
quinta-feira, 11 de abril de 2019
A Aaces nacionaliza a discussão sobre a implantação do Piso Nacional ao pedir apoio da Conacs
A Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) compreende que não bastam as mobilizações a nível municipal para que o prefeito ACM Neto cumpra a Lei 12.994, que instituiu o Piso Salarial Nacional dos agentes de saúde. Por isso, está buscando articulação com a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Conacs) no intuito de criar estratégias inteligentes e eficazes para que essa demanda seja alcançada.
Dando curso a esse objetivo, a Diretoria da Aaces reuniu-se nesta quinta-feira com as diretoras Maria Aragão e Marivalda dos Santos e com a Dra. Elane Alves , advogada da Conacs, que trouxe valiosos esclarecimentos de que caminho trilhar para que os servidores conquistem a implantação do Piso Nacional. "Os agentes de saúde da capital baiana podem contar com o apoio e colaboração da Conacs para ter o direito garantido", afirmaram Maria Aragão e Marivalda dos Santos, diretoras da Conacs.
"Tivemos ainda a honra de falar ao telefone com a presidente da Conacs, Ilda Correia, que, prontamente, colocou-se à disposição da Aaces para dar o apoio moral e jurídico necessário para os trabalhadores de Salvador terem o Piso Nacional implantado", comentou Cléber Bispo, diretor da Aaces.
Confira a nova lista de licença - prêmio
terça-feira, 9 de abril de 2019
Sai o cronograma de vacinação contra a gripe
Começam as inscriões ao concurso da Prefeitura de Salvador; leia o edital e faça sua inscrição por aqui
Você que tem o sonho de se tornar um servidor público não pode perder essa oportunidade. A Prefeitura de Salvador está com as inscrições abertas para vários cargos de níveis médio, técnico e superior. As inscrições começaram ontem (8) e vão até o dia 8 de maio. O valor da taxa de inscrição para os cargos de níveis médio e técnico é de R$80,00; já para o nível superior, R$100,00. Acesse o link abaixo, leia o edital e faça sua inscrição.
A luta continua na Câmara nesta terça-feira
Logo mais, às 14h, na Câmara de Vereadores de Salvador, os agentes de saúde estarão mobilizados pressionando os edis da capital baiana para que a gestão abra a Mesa de Negociação. "Sabemos de nossos direitos, por isso não desistimos nunca. Mais um dia, vamos fazer pressão, enchendo as galerias da Câmara, Casa do Povo!", afirmou Cléber Bispo, diretor da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces).
segunda-feira, 8 de abril de 2019
Presidente da Aaces defende com firmeza os agentes de saúde na Tribuna da Câmara de Vereadores de Salvador
O presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador (Aaces), Enádio Careca, defendeu com firmeza o piso salarial nacional dos agentes de combate às endemias (ACEs) e comunitários de saúde (ACSs), que não é pago pelo prefeito ACM Neto, na tarde desta segunda-feira, na Câmara de Vereadores da capital baiana. O sindicalista ainda salientou que a prefeitura já recebe os recursos reajustados, mas descumpre a lei. Muitos vereadores saíram em defesa da categoria e parabenizaram Enádio pela atuação na luta pelos direitos dos trabalhadores.
Os servidores prometem fazer mobilização constante na Câmara, de modo que a gestão abra a Mesa de Negociação para a discussão da implantação do piso nacional, bem como as demandas da Campanha Salarial de 2019 dos agentes de saúde.
Hoje, os agentes de saúde terão voz na Tribuna da Câmara de Vereadores de Salvador
A Campanha Salarial de 2019 dos agentes de saúde está a todo vapor. Logo mais, na Câmara de Vereadores da capital baiana, o presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces), Enádio Careca, discursará na Tribuna. O sindicalista denunciará os descasos da gestão com os servidores, bem como o descumprimento da Lei 12.994, que instituiu o piso salarial profissional nacional da categoria, pelo prefeito ACM Neto. "Já são cinco anos da não implantação do nosso piso pelo prefeito", denunciou Cléber Bispo - diretor da Aaces.
Por isso, os trabalhadores precisam lotar a galeria da Câmara para pressionar os vereadores e exigir que a Mesa de Negociação seja iniciada. A sessão começa às 14h. "Juntos somos mais fortes e vamos expor aos parlamentares nossa força e insatisfação com a intransigência da prefeitura", afirmou Enádio Careca - presidente da Aaces.
domingo, 7 de abril de 2019
Parabéns à ACE Marizete!
É com muita satisfação que parabenizamos a agente de combate às endemias ACE) e diretora da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) Marizete Pires pela passagem do seu aniversário. Que Deus continue guiando seus passos hoje e sempre , companheira! Tenha também saúde, força e muita garra para continuar na luta em defesa dos agentes de saúde da capital baiana e dos direitos da mulher. Nosso afetuoso e caloroso abraço. Feliz aniversário!
sexta-feira, 5 de abril de 2019
Nota de Falecimento
É com muito pesar que comunicamos o falecimento do agente comunitário de saúde (ACS) Jorge, da equipe de saúde Usf-Ernandi Lins, em Buararema, no Estado da Bahia. Que o companheiro descanse em paz nos braços de Deus, Pai todo misericordioso. Nossas condolências aos familiares e amigos.
quinta-feira, 4 de abril de 2019
Na segunda-feira (8), a Aaces ocupará Tribuna da Câmara para exigir implantação do piso salarial dos agentes
Os agentes de saúde da capital baiana estão mobilizados, exigindo o pagamento do piso salarial nacional da categoria.Isso porque o prefeito ACM Neto insiste em descumprir a lei que determina a instituição do vencimento base dos agentes de combate às endemias (ACEs) e comunitários de saúde (ACSs) no valor de R$1.250,00, em 2019. Na próxima segunda-feira (8), a galeria da Câmara de Vereadores estará superlotada, pois o presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces), Enádio Careca, vai ocupá-la para denunciar todas as mazelas pelas quais estão passando os ACEs e ACSs soteropolitanos.
"A sessão da Câmara começa às 14h, por isso é importante que nos façamos presentes para demonstrar toda a nossa insatisfação com Neto. Queremos a implantação do piso já", afirmou Cléber Bispo - diretos da Aaces. A expectativa é que os servidores façam muita pressão sobre os vereadores para que a gestão se sensibilize e inicie a Mesa de Negociação.
Agentes de saúde de Salvador ocupam galeria da Câmara de Vereadores exigindo o pagamento do piso nacional
Não dá para ficar de braços cruzados, esperando a boa vontade do prefeito ACM Neto para cumprir a Lei 12.994, que instituiu o piso salarial nacional dos agentes de saúde. É esse sentimento que mobiliza a Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces). Os sindicalistas e os agentes estão ocupando a galeria da Câmara de Vereadores da capital baiana desde a segunda-feira (1º), pedindo apoio dos vereadores para que a gestão abra a Mesa de Negociação. A pauta de reivindicações foi aprovada pelos trabalhadores e protocolada. Apesar disso, as negociações ainda não foram iniciadas. "Já são 5 anos de descumprimento da implantação do piso", por isso não podemos esperar mais", desabafou Cléber Bispo - diretor da Aaces.
Os servidores voltam a se reunir na próxima segunda-feira (8), às 14h, quando a Aaces deve ocupar a tribuna da Câmara para expor o descumprimento do prefeito ACM Neto em não implantar o piso nacional dos trabalhadores, bem como a demanda da Campanha Salarial de 2019.
terça-feira, 2 de abril de 2019
Piso nacional: Aaces pede apoio de vereadores e convoca agentes de saúde à Câmara amanhã
Diretores da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) estiveram na Câmara de Vereadores de Salvador, na tarde desta terça-feira, pedindo apoio dos parlamentares, para que a gestão marque uma reunião para discutir a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2019 da categoria. "Já faz algum tempo que protocolamos a pauta aprovada pelos agentes de saúde em assembleia. Por isso, o secretário de Gestão já deveria ter agendado a reunião", afirmou Cléber Bispo - diretor da Aaces.
A Aaces luta pela implantação do piso salarial nacional, mas reajustado, cujo aumento ocorreu no dia 1º de janeiro. Além disso, os sindicalistas querem que a avaliação sobre o projeto piloto do horário ininterrupto dos agentes comunitários de saúde (ACS) seja feita, e o horário implantado. "Por conta disso, os companheiros de fada precisam se fazer presentes amanhã, dia 3, na Câmara, às 14h, a fim de pressionar os vereadores para que cobrem do Executivo o início da Mesa de negociação", explicou Enádio Careca - presidente da Aaces.
segunda-feira, 1 de abril de 2019
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagem em destaque
Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde
Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...
-
A Lei 13.595/2018, que, dentre outras assuntos, trata da reformulação das atribuições dos agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes...
-
É com muito pesar que comunicamos o falecimento da agente comunitária de saúde (ACS) Maria Carmelita, do Ditrito Brotas, em Salvador (BA)....
-
É com muito pesar que comunicamos o falecimento do agente de combate às endemias (ACE) Natanael Ferreira, de Salvador (BA). Nossas condol...