Nos últimos dias 11, 12 ,13 e 14 de abril, a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs) realizou o VI Congresso da Conacs em Fortaleza. O encontro tinha como objetivo principal discutir a organização sindical e o plano de carreira dos agentes de saúde. Isso porque, apesar da publicação da Lei 12.994, de 17 de julho de 2014, a implementação dela, na maioria absoluta dos municípios, é algo longe de ser realidade. Salvador é um exemplo disso, município no qual o prefeito ACM Neto insiste em não querer cumprir a lei, embora os recursos federais já estejam nos cofres da prefeitura. Outras cidades já pagam o piso, mas ainda não criaram o plano de carreira.
O evento também elegeu Ilda Angélica Correia como a nova presidenta da Conacs. Além disso, foi deliberado também que em 18 de maio ocorrerá uma reivindicação a nível nacional.
"Finalmente teremos uma mobilização nacional. Portanto, trata-se de um movimento de extrema importância para expor as reivindicações e as mazelas que acometem os agentes de saúde de todo Brasil", comentou Enádio, presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) .
Nenhum comentário:
Postar um comentário